Do nosso parceiro Tempojunto

Quem trabalha em casa sabe que é um desafio enorme conciliar a demanda das crianças com a necessidade de trabalhar. "Eu já estou conciliando a maternidade com o home office há três anos e posso dar algumas dicas de atividades para fazer quando a criança insiste em ficar por perto", diz Patricia Marinho.

Confira as dicas

É preciso estabelecer regras para conseguir trabalhar em casa. Estabeleça um local da casa e um horário para trabalhar e fazer a criança respeitar estes combinados. "Quando eu fecho a porta do meu escritório, as meninas sabem que não é para incomodar".

Brincando de trabalhar

A primeira dica é assumir que o seu trabalho faz parte do cotidiano da casa e incentivar a brincadeira de faz de conta, em que a criança em geral costuma imitar o que o adulto faz, já que essas são as suas referências de mundo.

Créditos: Tempojunto

Gabi brincando com seu computador de brinquedo e falando ao celular.

Colando adesivos

Outra dica é criar uma tarefa que a criança precisa executar enquanto você trabalha. Por exemplo, colar adesivos. Nesse caso, ela teve que pensar nas cores que ia escolher para colar e também na ordem em que deveriam ficar os adesivos. Tudo isso ajuda a trabalhar a concentração, o foco, a capacidade de resolver problemas.

Créditos: Tempojunto

Exercitando a concentração.

Cantinho da brincadeira

Você também pode montar um cantinho do lado da sua estação de trabalho, estabelecer um momento de leitura para ou pensar em brincadeiras mais elaboradas.

TempoJunto

O Tempojunto deseja deixar o mundo mais brincante, disponibilizando soluções práticas para pais passarem mais tempo de qualidade brincando com seus filhos. O objetivo é oferecer, além de informações, dicas de brincadeiras que podem ser feitas em qualquer lugar, situação, ou disponibilidade de tempo.