Vamos brincar de cabaninha? Dicas de como montar a sua

Por: Renata Penzani

Muitas crianças adoram fazer cabaninha, seja para simular um ‘forte’ ou só para brincar lá dentro das mais diversas formas. Fácil de fazer, o sucesso da brincadeira depende só da criatividade e versatilidade de quem faz. Lúdico e com potencial para envolver a família toda na ‘construção’, a cabaninha é sinônimo de aconchego e diversão sem sair de casa.

Com criatividade e capricho, a brincadeira é ideal para dias chuvosos ou ainda para economizar com programas fora de casa.

Nosso parceiro “TempoJunto” preparou uma lista com 10 dicas de como montar uma com as crianças. Tem opção para todos os gostos: dá para fazer com a mesa de jantar, com o sofá, as cadeiras, com guarda-sóis e guarda-chuvas e até com o vento (!). Vale soltar a imaginação para construir esses pequenos oásis da infância. Confira:
1. Usando a mesa de jantar

Essa opção precisa só de uma mesa e dois lençóis sem elástico. Os detalhes dependem da criatividade do ‘construtor’.

Essa ideia é bem legal para as crianças pequenas, porque faz da mesa da sala um lugar brincante – com supervisão, para a criança não bater a cabeça, claro.

2. Cabaninha de colchão, corda e cobertor

A ‘cabaninha’ é sinônimo de aconchego e diversão.

A dica aqui é usar um fio de barbante preso na porta como base para pendurar um cobertor ou lençol. Depois, é só prender a lateral do cobertor embaixo do colchão e está armada a sua tenda.

3. Use um varão + uma cortina de plástico

A dica aqui é usar o corredor de casa para abrigar a cabaninha.

Que tal aproveitar a estrutura da própria casa para fazer uma cabana? Dá para fazer embaixo da escada, no corredor, entre outras ideias. Nesta aqui, basta usar uma cortina de banheiro, um varão de cortina e muita criatividade para compor os detalhes. Simples e original.

4. Que tal uma ‘Cabana de Vento’?

Não, você não leu errado. A dica é fazer uma cabaninha feita de vento! Para fazer, basta um lençol grande e longo e uma fonte de vento, como um ventilador. A ideia é prender as extremidades laterais do lençol no chão e deixar as pontas e o meio livre para o vento poder passar, criando um túnel de ar que simula uma casinha superdivertida. Aqui, tem um passo a passo de como fazer. Veja as fotos:

Essa opção é superdiferente e ainda desperta a curiosidade da criança pelos elementos naturais.
Essa opção é superdiferente e ainda desperta a curiosidade da criança pelos elementos naturais.

5. Cabana de guarda-sol

É só ter um guarda-sol daqueles bem grandes para transformar em uma bela cabaninha. Se for colorido, melhor ainda. A ideia é muito simples: é só prender o guarda-sol no chão e, com a ajuda de prendedores, cobrir o entorno com lençóis ou tecidos, deixando só uma ‘portinha’ aberta. Veja as fotos, use a criatividade e inspire-se.

Basta colocar o guarda-sol na altura dos pequenos e tampar o espaço livre com tecidos.
Basta colocar o guarda-sol na altura dos pequenos e tampar o espaço livre com tecidos.

Para ver mais dicas do TempoJunto, clique aqui. Confira também a nossa galeria com lindas imagens de cabaninhas dos mais diferentes tipos e materiais. Tem até pallets e de grama!

Leia mais: