Do nosso parceiro Primeiras Colheradas

O item mais famoso das lancheiras infantis, as deliciosas bisnaguinhas, ganhou uma versão caseira que pode ser modelada em formato de pão de hambúrguer, pão de hot dog ou bisnaguinha.  A receita fica bem fácil com uma batedeira planetária, mas também pode ser sovada manualmente.

"A versão industrializada é uma opção conveniente mas possui muito açúcar, sal e nomes esquisitos. Por isso aqui vai a receita caseirinha e na minha opinião mais saborosa", diz a chef Tammy Achkar, criadora da receita.

Bisnaguinha de leite caseira.

Créditos: Bruna Romaro

Bisnaguinha de leite caseira.

Confira 

Rendimento: 48 pãezinhos de 30g
Indicada para crianças a partir de 18 meses
Tempo de prepar0: duas horas e meia

Ingredientes

380ml de leite (levemente morno – 24°C)
57g de fermento fresco
1 ovo grande
830g de farinha de trigo
19g de sal
76g de açúcar
76g de manteiga
2 ovos para o egg wash (ovos batidos no garfo)

Preparo

Combine o leite e o fermento na tigela da batedeira e bata até dissolve-lo. Adicione os ovos, a farinha, o sal, o açúcar e a manteiga. Sove manualmente (ou use o batedor de massa da batedeira planetária), até obter uma massa lisa e elástica. Coloque a massa em uma tigela levemente untada com óleo. Cubra com um pano de prato e deixe descansar até dobrar de tamanho (aproximadamente 75 minutos). Passe a massa para uma bancada limpa e esfarinhada. Divide-a em bolas de 28g gramas cada (meio da palma). Cobra as bolas com o pano de prato e deixe descansar por 10 minutos. Modele as bisnaguinhas usando uma rolo para abrir cada bolinha em um disco de 1,00 cm de espessura. Enrole o disco formato um charuto vazado. Pincele com a ajuda de um pincel de cozinha, o egg wash. Cubra-os e deixe descansar por mais 20 minutos. Leve ao forno por 20 minutos ou até ficarem dourados e pronto!