Cozinhar não é só uma ação corriqueira, é também um exercício de constantemente repensar aquilo que queremos para nosso corpo, nossa família e também para a sociedade.

Culinarista e ativista da gastronomia social, a apresentadora Bela Gil defende a alimentação consciente, e publicou em seu Instagram nesta quinta-feira uma receita que ultrapassa a intenção de ser criativo na cozinha: refogado de casca de melancia.

O prato é bem simples e apresenta a fruta de um jeito diferente do que estamos acostumados a experimentar - a receita leva cebola, alho e azeite.

Créditos: Reprodução/instagram.com/belagil

Um jeito simples e criativo de não desperdiçar a casca da melancia.

A proposta é evitar o desperdício, aproveitando ao máximo o potencial dos alimentos.

"Pq não? É gostoso assim como um refogado de chuchu ou abobrinha. Não é mto rico em vitaminas, mas é um poderoso diurético", defende a cozinheira.

Fonte de vitamina C, B1, vitamina B2, vitamina B3 e B6e, a melancia é rica emcarotenoides, além de ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sendo uma excelente opção para o carpádio de verão. Sua casa concentra boa parte dos nutrientes, e contém uma boa quantidade de licopeno, um antioxidante natural que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

"Fora que ajuda a diminuir o resíduo orgânico, a matar a fome e a ampliar o cardápio", ressalta Bela.

Que tal testar essa receita hoje mesmo? Veja como é fácil de fazer:

  • Modo de preparo:

Lave bem a casca, corte em cubinhos e refogue com alho e cebola no azeite. Utilize temperos como cominho, coentro, salsinha, manjericão, curry e pimenta para dar sabor.

Leia mais:

'Danoninho' de inhame: o elixir da gostosura e da imunidade

Aprenda como congelar alimentos crus e cozidos da forma correta

Bolacha recheada caseira: receita para a hora de comer besteira