Independente se os pais autorizam ou não que as crianças consumam esse tipo de alimento, é essencial entender qual é a composição das tão aclamadas bolachas ou biscoitos.Essas informações podem contribuir para uma escolha mais consciente.

Estar atento e controlar quais elementos nutricionais levar para casa e para as crianças é uma forma de evitar que os pequenos entrem em contato vilões como o açúcar antes da hora.

Pensando nisso, Paola Preusse, criadora do blog Maternidade Colorida, publicou uma análise dos dados nutricionais de diferentes tipos de bolachas.

A avaliação também incluiu aquelas que são consideradas como saudáveis. Será?

O fundamental é analisar os rótulos e atentar para a quantidade de açúcar, gordura hidrogenada, conservantes, corantes e aditivos.

Veja os diagnóstico.

  • Bolacha de maisena

Aquela bolachinha ou biscoito inofensivo que os adultos adoram oferecer para os bebês, não é mesmo? Pois é! Mas será que eles devem comer este tipo de produto? O açúcar aparece em segundo lugar, ou seja, é o segundo ingrediente em maior quantidade. Também tem gordura vegetal hidrogenada e mais açúcar.

Créditos: Reprodução/ Maternidade Colorida

Estar atento aos rótulos é fundamental

  • Bolacha de leite e sem recheio

Açúcar é segundo ingrediente, amido, que também se transforma em açúcar, em sexto ingrediente. E para completar o lado doce da coisa, açúcar invertido em oitavo lugar. Além do excesso de açúcar, a presença de corante também é muito alto. Para saber mais sobre o uso de alguns corantes, clique aqui.

Créditos: Reprodução/ Maternidade Colorida

Estar atento aos rótulos é fundamental

  • Bolacha de leite, na versão recheada

De novo: açúcar, açúcar invertido, gordura hidrogenada, amido …. Alguns, além da gordura vegetal hidrogenada tem também óleo vegetal. Na somatória, além dos nomes estranhos, aditivos, conservantes, corantes.

Créditos: Reprodução/ Maternidade Colorida

Estar atento aos rótulos é fundamental

  • Bolacha “XXXFit” de sabores variados

Muitas marcas lançaram opções “cheias de fibra” para quem quiser ter opções para se alimentar de forma mais saudável. E, apesar de não ter um apelo infantil, vejo muitas opções deste tipo em lancheiras, café da manhã das crianças. Na opção cacau e cereais, o açúcar aparece cinco vezes entre os ingredientes e o segundo ingrediente, em maior quantidade, é o açúcar.

1/2

Crédito da imagem: Reprodução/ Maternidade Colorida

Estar atento aos rótulos é fundamental

2/2

Crédito da imagem: Reprodução/ Maternidade Colorida

Estar atento aos rótulos e aos ingredientes é fundamental

  • Crédito da imagem: Reprodução/ Maternidade Colorida

    1/2

    Estar atento aos rótulos é fundamental

  • Crédito da imagem: Reprodução/ Maternidade Colorida

    2/2

    Estar atento aos rótulos e aos ingredientes é fundamental

  • Bolacha tipo Maria

Açúcar em segundo e quinto lugar. E mais um monte de nomes que são difíceis até de falar.

Créditos: Reprodução/ Maternidade Colorida

Estar atento aos rótulos é fundamental

  • Bolacha maisena de chocolate:

Outra opção onde o açúcar aparece em formas diferentes, gordura vegetal, nomes estranhos, aditivos, conservantes.

Créditos: Reprodução/ Maternidade Colorida

Estar atento aos rótulos é fundamental

  • Cookies orgânicos de sabores diversos:

Os ingredientes destas opções são excelentes. São cheios de cereais e afins, mas percebam o quanto de açúcar têm em cada um dos produtos. No sabor de aveia e mel, encontramos o melado de cana orgânico em terceiro lugar, seguido de açúcar mascavo e demerara, ou seja, o terceiro, quarto e quinto ingredientes que aparecem em maior quantidade são algum tipo de açúcar. É um produto integral, mas não 100%, porém com excesso de açúcar. Na opção de grãos, também aparecem três ingredientes para adoçar ainda mais o produto assim para o sabor limão.

1/3

Crédito da imagem: Reprodução/ Maternidade Colorida

Também é importante prestar atenção nas opções que são consideradas saudáveis

2/3

Crédito da imagem: Reprodução/ Maternidade Colorida

Também é importante prestar atenção nas opções que são consideradas saudáveis

3/3

Crédito da imagem: Reprodução/ Maternidade Colorida

Também é importante prestar atenção nas opções que são consideradas saudáveis

  • Crédito da imagem: Reprodução/ Maternidade Colorida

    1/3

    Também é importante prestar atenção nas opções que são consideradas saudáveis

  • Crédito da imagem: Reprodução/ Maternidade Colorida

    2/3

    Também é importante prestar atenção nas opções que são consideradas saudáveis

  • Crédito da imagem: Reprodução/ Maternidade Colorida

    3/3

    Também é importante prestar atenção nas opções que são consideradas saudáveis

Leia mais

Bolacha recheada caseira: receita para a hora de comer besteira

Para substituir industrializados: receita prática de biscoito recheado caseiro

Aprenda a fazer biscoitos caseiros para o lanche da tarde