Os nuggets têm forte apelo no paladar das crianças. Fáceis e rápidos de fazer, eles caem no gosto não só dos pequenos, mas também das mães e pais com pouco tempo de cozinhar.

Porém, sabe-se que os nuggets, além de serem ultraprocessados e compostos por apenas 50% de carne, são ricos em gorduras, calorias, sódio, açúcar e corantes.

Por isso, uma alternativa saudável a eles são os nuggets de legumes. Versáteis e de preparo tão simples quanto os industrializados, eles podem ser excelentes fontes de vitaminas, ferro, fibras e minerais. E o melhor: dá para improvisar com o legume que você tiver em casa, pois eles podem ser feitos com cenoura, brócolis, abobrinha, batata, berinjela.

Saudáveis, rápidos e veganos: conheça os nuggets de legumes

Créditos: Shutterstock

Saudáveis, rápidos e veganos: conheça os nuggets de legumes

Como a lógica de preparo entre um sabor e outro é muito parecida – é basicamente refogar os legumes com os temperos escolhidos e bater tudo no liquidificador antes de fritar – fica mais fácil variar e apresentar novos sabores para os pequenos.

Aqui vai uma seleção de algumas opções supersaborosas e nutritivas do portal My Taste pra nenhum entusiasta de nuggets botar defeito – incluindo famílias veganas, pois nenhum ingrediente tem origem animal.

Para ir além, é só usar a imaginação e escolher combinações de sabores que você e seu pequeno preferirem.

*Receitas publicadas no site My Taste

Ingredientes:

1/2 xícara maionese 0% colesterol

1 cenoura média ralada no ralo grosso

1/2 kg filés de merluza cru

1/2 kg batata cozida e passada pelo espremedor

1 colher de sopa cheiro-verde picado

Azeite de oliva a gosto para untar

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).

Unte uma assadeira grande de 40 x 28 cm e reserve.

Em uma tigela grande misture a batata, o peixe, a cenoura, a maionese 0% colesterol e o cheiro-verde até que fique homogêneo.

Modele no formato de bolinhos achatados, coloque-os na assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e deixe amornar. Sirva em seguida.

Nuggets degrão de bico e legumes

Nuggets de legumes e peixe

 

Ingredientes:

250g de tofu

sal à gosto

pimenta vermelha em pó q.b. (opcional)

100g de ervilhas frescas ou em lata

100g de cenoura cozidas

100g de batatas cozidas

1 alho-poró (somente a parte branca)

1 dente de alho

massinha para empanar

farinha de rôsca q.b.

manjericão q.b.

farinha de aveia q.b.

Modo de preparo:

Cozinhe o tofu até ficar macio. No processador colocar: as batatas, a cenoura, o pimentão, o sal, a pimenta, o dente de alho e o tofu. Processar bem até virar uma massa consistente. Colocar a massa numa tigela e ir acrescentando a farinha de aveia até dar o ponto de modelar os nuggets. Modele os nuggets, passe-os pela massinha de empanar depois na farinha de rôsca. Numa frigideira com bastante oleo e bem quente coloque os nuggets e deixe-os fritando até dourarem em ambos os lados. Com uma escumadeira retirar e colocar os nuggets num papel toalha para secar o excesso de oleo. Servir.

Obs: Para quem não quizer frita-los, pode-se fazer no forno, mas antes de leva-los ao forno pincele cada nuggets com óleo em ambos os lados, revirando-os na metade do tempo. No forno seria a 180°C por 30 minutos.

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de grão-de-bico cru

1 cenoura

2 espigas de milho

1 xícara de brócolis cozido

1/2 xícara de pimentão picado

1 cebola grande

2 dentes de alho

1/2 xícara de azeite

1/2 xícara de cheiro-verde picado

2 colheres (sopa) de óleo

1/2 xícara de farinha de trigo integral

1/2 xícara de farinha de rosca

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o grão-de-bico até ficar macio. Nesta receita, o grão-de-bico foi colocado na panela de pressão juntamente com 7 xícaras de água. Deixe cozinhar na pressão, assim que a panela começar a chiar conte 20 minutos para o término do cozimento, desligue e espere 10 minutos para abrir a panela.

Com uma escumadeira coloque os grãos-de-bico no liquidificador. A quantidade de água que sobrou da panela coloque em uma xícara e acrescente o que falta para completá-la com água filtrada. Adicione ao liquidificador a xícara de água, meia cebola picada em pedaços grosseiros, o azeite, tempere com sal a gosto, e bata até virar uma pasta homogênea. Reserve.

Pique a cenoura, o pimentão e o brócolis em pedaços pequenos, cerca de 0,5 cm. Pique também o alho e o restante da cebola para refogá-los. Retire os grãos de milho das espigas com auxílio de uma faca. Em uma panela coloque um fio de óleo ou azeite, refogue o alho até dourar, e acrescente a cebola, em seguida a cenoura, o milho, o pimentão e o brócolis. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Em uma tigela misture a pasta de grão-de-bico e os legumes refogados. Acrescente a farinha de trigo integral, a farinha de rosca e misture com o auxílio de uma colher. Tempere com o cheiro-verde, e adicione um pouco mais de sal e pimenta-do-reino se precisar. Se quiser, coloque cominho para dar um toque especial (cerca de meia colher de sopa). Caso ache que a massa ficou muito mole, que não dá nem pra enrolar, adicione mais farinha de trigo integral.

Coloque farinha de rosca em um prato, unte as mãos com creme vegetal, faça bolinhas com a mistura de grão-de-bico, passe na farinha e achate para dar formato de nuggets. Disponha os nuggets em formas (foram usadas duas formas grandes), e asse em forno médio preaquecido por meia hora, ou até dourar. Se tiver paciência para deixar o nuggets igualmente dourado dos dois lados, quando der 20 minutos com o auxílio de um garfo vire-os um a um