Depois do sucesso das tapiocas coloridas de beterraba, repolho e até chocolate, compartilhamos mais uma releitura supercriativa deste prato tão brasileiro e querido, o Dadinho de Tapioca. Dessa vez, a criação é do chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, especializado em cozinha nordestina. A receita é simples e ainda leva um plus a mais, o queijo coalho.

Quem tem crianças pequenas em casa, sabe que inovar nos pratos e lanchinhos do dia a dia pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, opções baratas e rápidas são aliados indispensáveis, e é aí que entra a tapioca, um um verdadeiro salva-vidas no cardápio diário.

Créditos: iStock

A receita original do Dadinho de Tapioca é uma criação do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó.

A dica é variar nos recheios e acompanhamentos, e abusar das alternativas saudáveis, como queijos brancos, legumes, verduras e até grãos.

No caso do dadinho de tapioca, vale incrementar com molhos naturais e pratos simples como panquecas ou omeletes. Quem compartilhou a receita original foi o site Panelinha. Confira o passo a passo:

Ingredientes:

  • 1 ¼ de xícara (chá) de tapioca granulada
  • 250 g de queijo de coalho
  • ½ litro de leite
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta branca

Modo de preparo:

1. Forre com filme uma assadeira pequena, de cerca de 20 x 25 cm.

2. Numa tigela grande, rale o queijo-de-coalho. Junte a tapioca e misture. Tempere com sal e pimenta.

3. Leve o leite para ferver e misture à tigela com a tapioca, mexendo bem, com cuidado para não formar grumos, até que todo leite tenha sido incorporado. Não deixe endurecer muito. Transfira a mistura para a assadeira preparada e espalhe com a colher. Para deixar a superfície lisa, cubra com filme e aplaine com as mãos. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 3 horas.

4. Forre o fundo de uma assadeira com papel-manteiga. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

5. Transfira a massa para uma tábua, retirando o plástico. Com uma faca, corte em tiras de 2 cm, e as tiras, em cubos. Leve para assar por 40 minutos ou até dourar. Se preferir, frite em óleo quente. Nesse caso, fica pronto num piscar de olhos. Cuidado para não queimar. O Rodrigo serve com um molho de pimenta agridoce.

Leia mais:

Gostoso e funcional: pizzinha de aveia para fazer na frigideira

Quentinho e saudável: panquequinhas coloridas de legumes e frutas

Frutas e legumes: 4 recheios diferentes para a tão amada coxinha