Festa infantil: ideias de petiscos que toda criança pode comer

Por: Mayara Penina

Organizar uma festa infantil pode ser a tarefa mais difícil do ano na vida dos pais. Mas, alguma vez você parou para pensar se algum amiguinho de seu filho tem alguma restrição alimentar?

O que mais vejo nas festinhas das crianças são alimentos que não são de crianças, mas por questões culturais e da força da indústria, são há anos classificados como comida tal. Salsicha, batata sorriso, mini pizza, nuggets, coxinha, gelatina, algodão doce, fruta com chocolate (aquelas no palito), entre outros itens de nos deixar de cabelo em pé.

A afirmação é da nutricionista Paola Preusse, autora do blog Maternidade Colorida. Em seu texto, “restrição alimentar e as festinhas das crianças“, ela discute este assunto e sugere petiscos que todas as crianças, inclusive aquelas com restrições alimentares, podem comer. “Está na hora dos buffets, escola, restaurantes começarem a pensar que as coisas estão mudando e o que há anos não “existia”, ou melhor, tinham menos evidência, atualmente está mais presente do que tudo”, sugere Paola. Confira aqui o texto completo.

O Maternidade Colorida listou itens de fácil acesso e baixo custo para que todas as crianças possam comer em uma festinha.

Todos os convidados serão acolhidos e inclusos na festinha de seu filho.

Confira!

Biscoito de polvilho;
Pipoca;
Milho cozido sem manteiga;
Gelatina natural;
Pão de queijo (pra quem pode lácteos);
Frutas variadas;
Palito de vegetais com patês diversos;
Pães sem gluten com patês sem leite, como homus, babaganuche;
Tapioca com carne desfiada;
Cuscuz mole no potinho;
Cuscuz marroquino com vegetais (se atentar que o cuscuz é de sêmola, logo tem glúten, mas para quem pode consumir glúten, é uma boa pedida e saudável);
Salada de macarrão sem glúten ou de milho, de quinua com vegetais, atum, frango desfiado (e claro, sem maionese. É só misturar os ingredientes e temperar com azeite, orégano, salsinha. Fica uma delícia);
Salada de quinua;
Sagu.