No inverno, não tem coisa melhor do que nutrir a barriga com alimentos quentinhos e saborosos. Se for saudável, então, melhor ainda. Que tal reinventar as tão queridas panquecas e trocar as massas tradicionais por versões coloridas de legumes? O resultado, além de visualmente super atrativo para os pequenos, pode ser um jeito de introduzir os legumes no prato sem sustos ou traumas. E tem mais: com a supervisão de um adulto, as crianças podem ajudar no preparo e literalmente botar a mão na massa.

Créditos: Shutterstock

Cara feia para os legumes no prato? Nunca mais! As panquecas coloridas são um jeito lúdico de estimular as crianças a comerem vegetais.

As receitas abaixo, do site Criança Bem Nutrida, são alternativas de legumes e frutas. Receitas superfáceis de fazer, que não levam carne e nem precisam de grandes habilidades na cozinha. O recheio fica por sua conta e criatividade; se preferir, pode rechear com ingredientes diferentes da massa e que a complementam, como abóbora e espinafre, ou cenoura e abobrinha. Confira:

  • Panqueca de cenoura

Ingredientes:
1 xícara de leite
2 xícaras de cenoura ralada
2 ovos
1 xícara de farinha
1 colher de sopa de óleo
1 colher de café rasa de sal

Modo de fazer

Bater no liquidificador o leite, a cenoura, os ovos, a farinha, o óleo e o sal. Numa frigideira, passar um pouco de manteiga e colocar a massa e fazer as panquecas.

  • Panqueca rosa 

Ingredientes:
1 xícara de leite
1 ½ xícara de beterraba ralada
2 ovos
1 xícara de farinha
1 colher de sopa de óleo
1 colher de café rasa de sal

Modo de fazer:

Bater no liquidificador o leite, a beterraba, os ovos, a farinha, o óleo e o sal. Numa frigideira, passar um pouco de manteiga e colocar a massa e fazer as panquecas.

  • Panqueca verde

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras de leite ou água
2 ovos
Sal a gosto
2 xícaras de espinafre cru
Salsa a gosto

Modo de fazer:
Colocar no liquidificador todos os ingredientes.
Se ficar muito grossa a massa coloque mais água ou leite.
Coloque cerca de 2 colheres de sopa da massa de cada vez numa frigideira antiaderente e frite por cerca de 2 minutos, ou até parar de borbulhar no meio da massa. Vire e doure do outro lado.

  • Panqueca de abóbora

Ingredientes:

3 ovos
1 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de abóbora cozida e espremida
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleo
1 pitada de sal
Óleo para untar a frigideira

Modo de fazer:

No liquidificador coloque todos os ingredientes da massa até que fique homogêneo. Coloque uma porção desta mistura em uma frigideira untada e espalhe até formar uma panqueca redonda. Deixe cozinhar dos dois lados. Faça o mesmo com o restante da massa. Em seguida, coloque uma porção do recheio sobre cada massa, enrole e coloque em uma travessa. Cubra com o molho e sirva.

  • Panqueca de abobrinha

4 ovos
2 xícaras (250 g) de abobrinha ralada
3/4 xícara (95 g) de farinha
1/2 colher (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (chá) de fermento

Modo de fazer:

Bata os ovos numa tigela, junte a abobrinha e misture bem com um garfo. Adicione a farinha, o açúcar, sal e azeite, misture e coloque por último o fermento. Coloque cerca de 2 colheres de sopa da massa de cada vez numa frigideira antiaderente e frite por cerca de 2 minutos, ou até parar de borbulhar no meio da massa. Vire e doure do outro lado.

  • Panqueca de maçã

4 ovos
4 colher(es) (sopa) de amido de milho
2 xícara(s) (chá) de leite
1 colher(es) (sopa) de Óleo de soja
1 colher(es) (sopa) de açúcar mascavo
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
1 unidade(s) de maçã picada(s)
1 pitada de sal

Modo de fazer:

Bata no liquidificador todos os ingredientes da massa, menos a maçã, durante 2 minutos, ligando e desligando o aparelho para misturar bem. Junte então os pedacinhos da maçã e misture delicadamente. Coloque cerca de 2 colheres de sopa da massa de cada vez numa frigideira antiaderente e frite por cerca de 2 minutos, ou até parar de borbulhar no meio da massa. Vire e doure do outro lado.

Leia mais:

Chega de salgadinhos: 4 receitas de chips de legumes e frutas

Chega de industrializados! Aprenda a fazer nuggets de legumes