Nesta terça-feira, 3 de outubro, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da USP, vai inaugurar a exposição "Livros Infantis, Velhos e Esquecidos", com entrada gratuita.

A mostra reúne exemplares dos primeiros livros para crianças editados no Brasil. Algumas edições datam do século XIX e meados do século XX. Na coleção, estão os clássicos infantis, além de romances adaptados para esse público, contos populares, revistas, almanaques e livros ilustrados.

A proposta é apresentar obras importantes da literatura universal, que definem o início do que hoje entendemos por literatura infantil. A exposição é voltada tanto para adultos - professores, educadores, mediadores de leitura e interessados no assunto - quanto crianças.

Créditos: iStock

A ideia é apresentar ao público livros que marcam época na formação de leitura de nomes como Olavo Bilac e Monteiro Lobato.

Durante a mostra, haverá atividades especialmente pensada para grupos escolares, basta agendar uma visita pelo e-mail da monitoria - [email protected]

A curadoria é de Patrícia Tavares Raffaini, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e de Gabriela Pellegrino Soares, professora do Departamento de História da USP, autora do livro "Semear horizontes - Uma história da formação de leitores no Brasil e na Argentina".

Entre os livros que estarão expostos, estão Crusoé, Don Quixote, Gulliver, Volta ao Mundo em 80 dias e Vinte mil léguas submarinas. Além disso, os livros que marcam a formação de leitor de escritores como Monteiro Lobato e Olavo Bilac. Ambos dedicaram parte de sua produção literária às crianças e jovens e são conhecidos por declarações apaixonadas pelos livros que leram na infância e juventude.

A exposição seguirá em cartaz até o 30 de outubro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. Saiba mais aqui.

*Com informações de Agência Fapesp

Leia mais:

Tom Zé lança disco infantil inédito em show especial no Sesc

O queridinho voltou: Pato Fu reestreia o show Música de Brinquedo

'Slow Kids' terá kombi sensorial, shows, circo e muito mais

Exposição “Livros Infantis, Velhos e Esquecidos”

03 Out
a
30 Out

Diariamente de 3 (Ter) a 30/10 (Seg) das 08:30 às 18:30 

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Rua da Praça do Relógio, s/n Butantã São Paulo - SP (11) 2648-0317 / 2648-0318
Catraca Livre