Bebês experimentam o mundo com as mãos, com o nariz, com os ouvidos e a boca. Pensando em explorar todo esse potencial e aproximar os pequeninos do universo da arte, no dia 9 de dezembro (sábado), o espaço holístico Okavango, na zona sul de São Paulo, vai oferecer uma série de oficinas multissensoriais para bebês.

A proposta é estimular as habilidades artísticas da primeira infância, e oferecer aos bebês diversos materiais que eles possam manipular, sentir e explorar de forma natural.

Ao todo, serão quatro oficinas que trabalham com diferentes materiais e técnicas, todas conduzidas por um especialista. Para participar, é necessário inscrever-se pelo e-mail bebesnaarte@gmail.com. Cada oficina custará R$ 40 (o valor é por criança, e inclui a participação de um adulto responsável).

Além disso, com o objetivo de aproximar a criança do artista e despertar a imaginação, o espaço vai criar cantinhos sensoriais com instalações e estímulos inspirados em grandes artistas.

Créditos: iStock

Pensando em desenvolver as habilidades artísticas da primeira infância, o “Okavango” em parceria com o “Projeto Bebês na Arte” propõe um evento que promove a estimulação multissensorial do bebê e da criança.

Abaixo, confira a descrição de cada oficina e inscreva-se!

  • Oficina de exploração sensorial com elementos da natureza

Serão usadas tintas caseiras feitas com materiais comestíveis muito coloridos, além de terra, argila, cascalhos, pintura com gelo e bolinhas de sabão. Todos os materiais apresentados são adequados e atóxicos.
Horário: das 10:30 às 12:30 horas
Faixa etária: de seis meses a dois anos

  • Oficina sensorial Action painting, grafite e modelagem com argila e elementos da natureza

A pintura de ação e gestualismo, com tintas caseiras e as próprias mãozinhas, serão as ferramentas das crianças para liberar emoções enquanto executam suas obras de arte, que resultarão num emaranhado de cores, formas e imagens. No lugar das latas de spray, entram borrifadores com tintas caseiras. As crianças pintarão nas paredes e vivenciarão a técnica com muita criatividade.
A oficina de modelagem com argila e elementos da natureza aproximará a criança do barro e os pequenos escultores poderão levar suas produções artísticas para casa.
Horário: das 13h às 15h
Faixa etária: de dois a quatro anos

  • Oficina de jardinagem e modelagem com elementos da natureza

Atividade a partir da história “Cocô de Passarinho” da premiada escritora infantojuvenil Eva Furnari.  Depois da contação, os pequenos vão participar de uma oficina de jardinagem, plantando com alpiste e gergelim. As crianças levarão o vasinho para casa e acompanharão o crescimento da planta.
Horário: das 15h30 às 17h30
Faixa etária: de 4 a 6 anos

  • Oficina de modelagem de mandalas e hamsas com argila e elementos da natureza

Na oficina de modelagem, as crianças produzirão mandalas e hamsas com elementos da natureza. Poderão conhecer os seus significados e criar com argila suas produções artísticas.
Horário: das 18h às 20h
Faixa etária: de seis a oito anos

Para os adultos, a dica é que, no mesmo dia, o espaço vai realizar também o Bazar de Mulheres Empreendedoras, com a proposta de aproximar o público de marcas independentes, oferecer uma experiência diferente de consumo, longe dos shoppings e da impessoalidade dos grandes centros comerciais.

Leia mais:

Instalação sensorial para bebês invade o Sesc Consolação

Vivências sensoriais para bebês - Okavango Espaço Holístico